terça-feira, 1 de setembro de 2009

CANA DE AÇÚCAR SUFOCA POPULAÇÃO ALAGOANA


Em Alagoas, cerca de 63,95% de toda a área agricultável é ocupada pela produção da cana-de-açúcar. O equivalente a 410.835 hectares, que corresponde a 54 cidades de um total de 102. (IBGE)


No interior alagoano, na zona a mata, que de mata já não tem quase nada, pois a cana-de-açúcar consome grande parte das terras da região. Messias, uma das cidades pertencente a essa região, tem 90% de sua extensão territorial plantada de cana. Isso é um problema habitacional, ecológico e de saúde.


Quando chega a primavera, começa o período da colheita da cana. Ela e queimada para facilitar o corte, que é feito manualmente por trabalhadores rurais contratados pelas usinas, e por razão da proximidade do centro urbano, muitas pessoas sofrem problemas respiratórios, além do medo de terem suas casas consumidas pelas chamas.


Num passado não muito distante, coronéis da região costumavam “resolver” seus problemas amarrando e queimando as pessoas vivas dentro das plantações de cana. Talvez, este pensamento ainda esteja vivo nas atitudes dos políticos da cidade, que defendem os interesses das usinas, quando foram eleitos para defenderem o povo de Messias. Por isso, não se importam em deixar a população morrer asfixiada no meio da fumaça dos canaviais, com tanto que, o dinheiro das próximas campanhas eleitorais esteja garantido.


Atualmente, um movimento conjunto entre a população e a igreja católica, dirigido pelas pastorais sociais; PJMP (Pastoral da Juventude do Meio Popular) e CPT (Comissão Pastoral da Terra). Buscam dentro das formas legais uma solução para a situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PJMP ARQUIDIOCESE DE MACEIÓ

Minha foto
Maceió, Alagoas, Brazil
"CASA DA MÚSICA, DA DANÇA, DO ENTUSIASMO LUGAR DE ENTRAR CHORANDO E SAIR SORRINDO, E SER ABENÇOADO."

Seguidores