quarta-feira, 13 de maio de 2009

HISTÓRICO DA PJMP

A Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) é uma pastoral específica de juventude empobrecida. Temos como Missão vivenciar e testemunhar a proposta do reino de Deus, estando presente na vida, na luta e nos sonhos dos jovens empobrecidos, visando evangelizar numa prática libertadora, contribuindo na transformação da pessoa humana e da sociedade. Nasceu no Nordeste brasileiro, sobre o pastoreio de Dom Hélder Câmara a partir de um encontro realizado em 09 de julho de 1978 reunindo animadores e animadoras de grupos de jovens do meio popular do Recife – PE, remanescentes da JOC (Juventude Operária Católica), apesar da desarticulação desta pela Ditadura Militar. A JOC do Recife lançou sementes de sonhos e esperanças, entre elas, vivência da fé a partir da sua condição de classe social (que marca a prática da PJMP desde o seu nascimento) e assim, em 1979, aconteceu o primeiro encontro nacional da PJMP.
Em Alagoas, especificamente na Arquidiocese de Maceió, a articulação foi se espalhando inicialmente no bairro do Jacintinho (periferia de Maceió) em 1981 com a participação de jovens nos encontros regionais e organização de encontros próprios, articulando jovens das diversas paróquias e cidades da Arquidiocese e do Estado.
Nesta perspectiva, registra-se com alegria o engajamento e protagonismo de jovens da PJMP em inúmeras lutas populares juvenis ao longo destes anos. Em cada cidade, e/ou paróquia, a organização pastoral tem suas especificidades. Contudo, as diretrizes e princípios que norteiam a ação são os mesmos em toda arquidiocese.
A forte participação de militantes da PJMP na Rede de Jovens do Nordeste, no Fórum Social Mundial, I Conferência Nacional de Juventude, Romarias da Terra e da Água, Animação das CEB’s, participação em grupos populares de teatro, Organização de caminhadas e DNJ’s, organização dos congressos de 20 e 25 anos da PJMP na Arquidiocese em 2001 e 2006, organização de conferências municipais e estadual de PPJ ‘s em 2008 e organização do Congresso Nacional dos 30 anos da PJMP em 2009 foram iniciativas que merecem fortes destaques por mostrar que a inserção da juventude da PJMP nos organismos intermediários da sociedade, em partidos políticos e em audiências públicas é comum em toda a arquidiocese.
Há, ainda, em toda a arquidiocese, jovens e adultos que fizeram a história da PJMP e que atualmente são sujeitos ativos em mandatos populares, são lideranças de movimentos sociais populares e sindicais, assim como há, também, no espaço eclesial muitas conquistas em nossa trajetória, como um significativo número de Padres, Religiosas e Religiosos que descobriram sua vocação dentro da PJMP e que hoje são aqueles e aquelas que, na igreja, assumem um compromisso com as lutas do povo. Além disso, muitos jovens da PJMP participam de outros serviços da igreja (Catequese, Pastoral da Criança, CEB’s, CPT...).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PJMP ARQUIDIOCESE DE MACEIÓ

Minha foto
Maceió, Alagoas, Brazil
"CASA DA MÚSICA, DA DANÇA, DO ENTUSIASMO LUGAR DE ENTRAR CHORANDO E SAIR SORRINDO, E SER ABENÇOADO."

Seguidores